Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Turismo/Turismo na Baixada | 04/08/2020

Santos lidera busca por roteiros turísticos entre brasileiros, revela plataforma

Foto: PMS

Dados são do SEMrush, software de inteligência de marketing. 

Santos é a cidade litorânea mais procurada como destino turístico pelos brasileiros em 2020. O Município registra média de 1,64 milhão de acessos virtuais por mês, três vezes mais que Fortaleza, a 2ª colocada, com média de 519 mil mensais – na sequência, estão Porto Seguro-BA (média de 476 mil), Rio de Janeiro-RJ (334 mil) e Jericoacoara-CE (279 mil). 

 

Os dados são da SEMrush, software de inteligência de marketing e pesquisa competitiva, uma das ferramentas mais importantes na busca com palavras-chave. 

 

A notícia foi divulgada no último dia 30 por Mercado & Eventos, veículo referência no trade do Turismo, e se encontra entre as 10 mais lidas. A publicação circula também quinzenalmente, em edição impressa e, em ambas as plataformas, veicula os principais acontecimentos do setor, tendo a maior circulação no segmento a esse público no País. 

 

PRAIA
De acordo com o levantamento da SEMrush, as cinco cidades mais procuradas pelos brasileiros, este ano, são destinos conhecidos pelas praias, desejo que aumentou como reflexo direto do longo período de quarentena imposto pelo novo coronavírus. 


Na análise do editor-chefe da publicação, Anderson Masetto, a pandemia fez com que desabassem as buscas pelo termo ‘passagem aérea’ nas ferramentas de pesquisa: de 2,24 milhões em fevereiro, caiu para 1,83 milhão em março e 673 mil em maio – em junho, entretanto, a busca registrou crescimento, alcançando um milhão de pesquisas. 

 

Situação semelhante aconteceu com o termo ‘passagem de ônibus’, que em fevereiro registrou 550 mil procuras; em maio, 201 mil, e em junho registrou leve alta para 246 mil buscas. Nos meses mais rígidos da quarentena, a procura por ‘praias vazias’ passou das 30 pesquisas em março de 2019 para 590 no mesmo mês de 2020. 

 

“Para se ter ideia, em janeiro do mesmo ano, considerado alta temporada, foram 90 buscas pelo termo. No mesmo movimento das passagens, o termo ‘praias abertas’, que quase não tinha pesquisas antes da quarentena (10 nos meses de baixa temporada, 50 em janeiro), saltou para 210 em abril, chegando a 2,4 mil buscas em junho”, ressaltou a publicação. Outra atração que está retornando a ter alta nas ferramentas de pesquisa são os parques temáticos, tendo na liderança Beto Carrero World, em Penha (Santa Catarina), e Hopi Hari, em Vinhedo (São Paulo).


Leia também