Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Turismo/Turismo na Baixada | 15/06/2020

Fórum debate turismo náutico no Brasil

Foto: Freepik

Encontro virtual acontece em julho.

Para debater a desburocratização dos processos de entrada e saída das embarcações de esporte e recreio no Brasil acontece, em 2 de julho,  das 15h às 17h, o  Fórum Público Nacional de Simplificação e Modernização no Controle de Embarcações de Esporte e Recreio em Tráfego Internacional no Brasil. O encontro será por meio do aplicativo Zoon. 

 

O objetivo do fórum é alavancar o turismo náutico no Brasil, atraindo estrangeiros para conhecer o país. Segundo os organizadores, eliminando as burocracias existentes, tal modernização trará divisas financeiras, gerará empregos e alavancará o setor.

 

A proposta inicial consiste em atribuir às Marinas e Clubes Náuticos um papel de interação com os órgãos públicos e tripulantes, além da responsabilidade pelo fornecimento de informações, garantindo que quem chega ou sai através delas, atenda às normas legais aduaneiras, de imigração e de salvaguarda da vida humana no mar.

 

Integram o grupo: Secretaria da Receita Federal do Brasil (SRF), Marinha do Brasil, Departamento de Polícia Federal (DPF), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério da Infraestrutura através do porto sem papel, Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC), Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) representada pela Comissão de Direito Marítimo, Sindicato das empresas de Marinas, Garagens Náuticas e Assemelhados do Estado de São Paulo (SINDMAR), profissionais do
mundo náutico, etc.


Leia também